quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Sobre Almas Gemeas





no 1° livro do sacerdote Samuel, capitulo 18 é encontrada a seguinte frase: "a alma de Jonatas se ligou com a de Davi; e Jonatas o amou como à sua própria alma...."

Há na mitologia grega a historias dos Androginos, essas criatura primordias eras redondas: suas costas e seus lados formavam um círculo e elas possuíam quatro mãos, quatro pés e uma cabeça com duas faces exatamente iguais, cada uma olhando numa direção, pousada num pescoço redondo. Bem, houve uma pequena guerra entre esses seres e os deuses. Os olimpianos ganharam a batalha e castigaram os Androginos, separandos e os condenando a procurarem sua outra parte para se sentirem completos e assim satisfeitos.

Bem parece engraçado que a tal da alma gemea necessariamente tenha que ser uma pessoa na qual iriamos amar, casar e ter filhos, e ter um happy end.... Dai então surge perguntas como: A cara metade. A alma gêmea. O pedaço que falta, o outro lado da laranja . Quem é este Outro que deveria nos completar? E por que, apesar dos nossos esforços, ele parece sempre resistir? Sempre um pouco adiante, mais longe e mais longe... sempre tão Outro, tão distante de mim? Como a palavra já diz, é gemea, ou seja uma alma irmã, claro que como gemeos, vem na versão bivitelinos, pessoas que teem a mesma essencial de alma,mas diferenteno comportar e univitelinos,totalmente igual na essencia e no comportamento. Bem, as pessoas que procuram sua alma irmã e transam com elas não seriam incestuosas? (nada contra o incesto)

Amar alguém como só um alma pode amar ou amar alguem como se ama a pórpria alma transcende qualquer contato fisico, mas não o esclui (como já diria o mestre Platão).... Essa procura pelo parceiro perfeito às vezes gera uma paranóia. Mas isso vem dos costumes judaicos-cristãos: "Não é bom que o home fique só, ele deve procurar uma mulher que lhe seja idonea", isso está na Geneses.

Já perceberam que tem aquele amigo, irmão, namorado, conhecido que te completa, perfeitamente?

Uns costumes bretões e cabalistico dizem que quando se encontra a pessoa que é tua alma gemea haverá um brilho no ombro desta pessoa.

A alma gemea, pode está mais perto do que se pensa.

Jonatas teve poucos encontros com Davi, mas essa amizade, esse encontro de almas foi tão forte que entre a casa de Davi e de Jonatas há uma eterna união. Foi o amor da alma de Jonatas que salvo a vida de Davi, e possibilitou que Davi se tornasse o segundo rei de Israel, o trono pertencia a Jonatas por direito.

Castor e Polox representam bem o amor de almas gemeas, o amor de um salvo o outro, e hoje há uma constelação que os representam, Gemini.


Ame com as almas, pequenos.... Mas o que será amar com alma, o que será a amar como só uma alma pode amar? Qual o motivo para sair por ai, nas calçadas da vida, procurando essa tal de alma gemea?

Nenhum comentário: